Com a participação de profissionais e clientes da concessionária Cocamar Máquinas, a John Deere promoveu entre os dias 31 de março a 4 de abril em Campinas, ao lado do Aeroporto de Viracopos, o John Deere Space, um evento de âmbito nacional que combinou tecnologia, inovação e sustentabilidade.

Um verdadeiro show de máquinas, em que a área do evento, de 40 mil metros quadrados, foi quatro vezes maior, para se ter ideia, que o estande da companhia na Agrishow, vitrine onde a companhia expõe tradicionalmente as suas novidades.

Lançamentos

Na ocasião, foram apresentados 15 lançamentos em tratores, plantadeiras, pulverizadores e colheitadeiras, além de inovações para os mercados de pecuária, cana-de-açúcar, construção e florestal. Em paralelo, aconteceu a Expo Latin America, dedicada à área de pós-vendas.

De acordo com a John Deere, o evento reforçou a estratégia da empresa de ir além das máquinas novas e investir também em softwares e soluções que possam ser embarcados nos equipamentos já existentes.

Conectividade

Entre os destaques, estão a solução de conectividade via satélite JDLink Boost e pacotes de atualização para equipamentos de gerações anteriores, além de inovações específicas para a cultura da cana-de-açúcar.

No evento, a John Deere anunciou a comercialização no Brasil do JDLink Boost, tecnologia desenvolvida para superar desafios de conectividade em áreas rurais. A tecnologia utiliza a rede Starlink, da SpaceX, para garantir comunicação contínua entre os equipamentos agrícolas.

A expectativa da empresa é conectar 1,5 milhão de máquinas até 2026, um aumento significativo em relação às 775 mil já conectadas. A solução coleta dados operacionais e agronômicos das máquinas, enviando essas informações para a nuvem, o que possibilita ao produtor tomar decisões em tempo real.

Cana-de-açúcar

Outro lançamento foi o pacote de tecnologias voltadas para o setor de cana-de-açúcar. O controle de tráfego foi aprimorado com a combinação de três soluções: Direcionamento Passivo de Implemento (ATIG), Autopath e Sincronismo de Máquina (Machine Sync). Essas inovações visam otimizar a precisão das operações no campo, como o plantio, a pulverização e a colheita. Conforme a empresa, o uso dessas tecnologias reduz danos ao solo e à soqueira, além de melhorar a eficiência e a produtividade da cultura.

A John Deere também apresentou o "Precision Upgrades", pacote que possibilita a atualização de equipamentos antigos com tecnologias de ponta. As atualizações incluem sistemas para melhorar a precisão no plantio e na pulverização, como o MaxEmerge 5e e o See & Spray Select. Esta última tecnologia permite a identificação de plantas invasoras, o que resulta em uma redução de até 90% no uso de herbicidas, promovendo ganhos sustentáveis e econômicos.

Investimento

“Desbloquear o potencial tecnológico do campo, por meio da conectividade rural e da agricultura de precisão, é ponto decisivo para o desenvolvimento socioeconômico do país. Sendo assim, em 2024, a John Deere investiu cerca de R$ 180 milhões na construção do primeiro centro de desenvolvimento e testes para a agricultura tropical do mundo, para que seus produtos sejam concebidos e testados em território brasileiro, considerando todas as variáveis”, explicou Antonio Carrere, presidente da John Deere Brasil e vice-presidente de vendas e marketing da John Deere para a América Latina.

Competitividade

O superintendente da Cocamar Máquinas, Arquimedes Alexandrino, disse que o John Deere Space contribuiu para reforçar ainda mais a imagem da marca no país, onde sua liderança está consolidada há muitos anos. “Nossos clientes ficaram muito bem impressionados com as soluções apresentadas que visam a manter a competitividade do agronegócio brasileiro”, declarou.