Uma comitiva formada por líderes globais de pós-vendas da John Deere,
visitou a Cocamar Máquinas na última quarta-feira (29) para uma programação que
se concentrou na região de Londrina, norte do estado.
Acompanhados por João Pontes, diretor de Pós-Vendas, e Thiago Cibim, gerente de suporte do cliente, ambos da John Deere Brasil, estiveram na Cocamar Máquinas: Angela Johanningmeier, Anthony Rollin, Christopher Davison e Casey Niemann.
Primeiramente, o grupo conheceu as instalações da concessionária em Cambé, onde participou também da inauguração do recém-implantado Centro de Soluções Conectadas (CSC) – o segundo da Cocamar Máquinas, que já conta há anos com uma estrutura assim na sua sede em Maringá.
Os visitantes assistiram a uma apresentação feita pelo superintendente da concessionária, Arquimedes Alexandrino, que detalhou sobre as características da área de atuação da Cocamar Máquinas e a sua rede de atendimento composta por 11 lojas e uma área de cobertura de 136 municípios, trabalhando com soja, milho, trigo, cana-de-açúcar, laranja e mandioca. Arquimedes fez referência também à missão, visão, valores da Cocamar Cooperativa Agroindustrial.
Na sequência, o gerente corporativo de agricultura de precisão, Bruno Guidi, explanou a respeito do CSC e o ecossistema de soluções oferecidas aos produtores, informando que são monitoradas 1.543 máquinas conectadas e destacando a junção entre as áreas agronômica e de dados ultimate dos equipamentos. Bruno apresentou também a cadeia de projetos agronômicos ofertados, como o Solo Forte e a importância desse trabalho sob o ponto de vista de uma análise detalhada do solo, com base nos mapas de produtividade; fez menção, ainda, ao Projeto de Linhas, Aplicação Localizada, Suporte Conectado, e apresentou os resultados financeiros no exercício fiscal 2023.
Por sua vez, o gerente corporativo de Pós-Vendas, Heliotérico de Morais, deu foco à assistência oferecida aos clientes no pós-vendas e entre vários outros itens, falou sobre o treinamento prestado aos auxiliares no JDTec, os avanços no estoque de peças (que inclusive conquistou uma importante premiação em São Paulo), o uso de energia limpa na concessionária a partir de uma usina de geração fotovoltaica, a disposição de grandes cisternas que acumulam água da chuva para a lavagem dos equipamentos, havendo o tratamento e o reuso da mesma. Por fim, souberam que a loja de Cambé é também uma oficina modelo perante a John Deere e elogiaram a iniciativa de contar com um CSC itinerante, que é levado às propriedades para apresentação das tecnologias utilizadas pelas máquinas conectadas. O grupo aproveitou para parabenizar a Cocamar Máquinas por ter sido tricampeã, em 2023, do CX Inovation em Experiência do Cliente.
A segunda etapa da visita se deu na propriedade da produtora rural Carla Rossato e sua família, em Santa Mariana (PR), que começou em 2009 a investir na aquisição de maquinários e equipamentos da marca, e hoje faz parte do projeto Propriedade do Futuro da Cocamar Máquinas, que visa aumentar o uso de tecnologias melhorando a qualidade das operações.
Carla falou a respeito da afinidade na utilização de tecnologias John Deere para enfrentar os desafios de incremento de produtividade, e ressaltou também os benefícios e vantagens de se trabalhar com a Cocamar Máquinas, relacionando algumas delas, como os projetos de Agricultura de Precisão, Solo forte e o Projeto de Linhas, além da facilidade de contar com todas as informações na palma da mão, através do aplicativo Operations Center.